Astrônomos descobriram um objeto desconhecido que teria 4x a massa de Júpter

Quase todos os planetas têm uma órbita regular ao redor de um sol ou de alguma estrela. No entanto, um planeta errante é aquele que tem ou deixou sua órbita regular ou nunca teve uma órbita e que agora está orbitando a própria galáxia. Em 2012, os astrônomos pensaram que tinham encontrado um dos mais próximos planetas errante a ser descobertos, mas havia coisas que não se batiam, sobre o objeto gigante cerca de quatro a sete vezes maior do que Júpiter.

Ele foi localizado a apenas 100 anos-luz de distância, o que soa como um longo caminho para nós humanos, mas para os astrônomos, o planeta errante estaria extremamente perto. O objeto estava determinado a ser um candidato para a classificação “rogue planet” ou Planeta Errante, depois que foi provado que era menor do que a classificação das anãs marrons que são mais de 13 vezes maior do que Júpiter.

This artist’s impression shows the free-floating planet CFBDSIR J214947.2-040308.9. This is the closest such object to the Solar System. It does not orbit a star and hence does not shine by reflected light; the faint glow it emits can only be detected in infrared light. Here we see an artist’s impression of an infrared view of the object with an image of the central parts of the Milky Way from the VISTA infrared survey telescope in the background. The object appears blueish in this near-infrared view because much of the light at longer infrared wavelengths is absorbed by methane and other molecules in the planet's atmosphere. In visible light the object is so cool that it would only shine dimly with a deep red colour when seen close-up.

Também foi descoberto que ele estava se movendo com um grupo maior que estavam orbitando nossa galáxia juntos. Com base nesta informação determinou-se que o grupo de objetos possuíam aproximadamente 50 a 120 milhões de anos, o que, no grande esquema das coisas é relativamente jovem. A comunidade científica não estava em plena concordância da classificação do objeto como um planeta errante, entretanto.

Havia dois principais problemas que não tinham sido abordados. Primeiro, foi o fato de que não havia nenhuma evidência de que ele nunca tinha sido uma parte de qualquer sistema solar. Em segundo lugar, que mais tarde foi provado que com base no movimento do objeto não era uma parte do grupo maior, e nem tinha muito baixa gravidade ou extremamente elevado teor de metal, o que torna mais difícil de determinar a massa do objeto. Assim, ele poderia ser considerado uma anã marrom com uma massa maior .

Com base nestas descobertas há dois resultados possíveis, ou é um jovem planeta errante 13 vezes menor que a massa de Júpiter, ou muito mais velho (2 a 3.000 milhões ano) anã marrom até 40 vezes maior que a massa de Júpiter. Há também uma terceira possibilidade, talvez o mais interessante, que o objecto não pode ser classificado como qualquer um e é uma combinação de ambos que necessita de uma classificação inteiramente nova.

Felizmente, porque é tão perto que pode ser continuamente observado, e com um pouco mais de estudo uma determinação pode ser alcançada.

Aqui você pode ver o  artigo completo direto dos arquivos da Universidade de Cornel


Fontes: disclose.tv | arxiv.org | cornell.edu |

2 comentários em “Astrônomos descobriram um objeto desconhecido que teria 4x a massa de Júpter”

  1. Karran contou pra Bianca que nosso sol tinha outro girando ao redor dele, mas com um acidente ocorrido no “planeta luz” (nosso Sol) numa época desconhecida da gente, a tremenda explosão de energia cósmica emanada do Sol deslocou o seu companheiro (muito menor do que ele e cuja temperatura é fria) para outra órbita que foi completada e nossa anã retorna e irá recuperar o equilíbrio energético perdido desde a catástrofe cósmica. Seria esse astro o sol que retorna como filho pródigo ao lar paterno? Nunca se sabe.

  2. Primeiro, devemos ter certeza de que se trata de um Planeta, lembrando que pode ser também uma estrutura artificial, se tratando de Civilizações Alienígenas, podemos esperar tudo, e acredito profundamente que seja uma espaçonave e todos nos sabemos que os Astrônomos jamais iriam nos revelar a verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page

Rolar para cima