Se você olhar para o céu hoje, notará dois pontos brilhantes, de coloração amarelada, deslocados um pouco para o oeste.
Estes dois pontos brilhantes são os planetas Júpiter (o mais brilhante) e Saturno (o menos brilhante).
Pois bem, por serem planetas, eles não estão fixos. Ao contrário, movimentam-se ao redor do Sol, assim como a Terra. Com o passar das noites você perceberá que eles se deslocam gradativamente pelo céu. É justamente por conta deste deslocamento que, algumas vezes, em razão do nosso ângulo de vista aqui da Terra, eles acabam se alinhando ou aparentando estarem muito pertinho um do outro, chegando ao ponto de parecerem um único objeto bastante brilhante.
É exatamente isso que vai ocorrer na noite de Natal! Júpiter e Saturno, observados aqui da Terra, estarão bem pertinho um do outro, fazendo-os parecer uma estrela muito brilhante, a oeste. Esse fenômeno se chama Conjunção Planetária!
É um evento astronômico relativamente comum e pode envolver diversos outros corpos celestes, como a própria Lua. Portanto, nada de estrela! São dois Planetas que estarão muito próximos um do outro, no céu. Apenas isso!
Algumas páginas e blogs acabam por utilizar expressões poéticas ou mesmo de caráter sensacionalista com a finalidade de atrair leitores e gerar compartilhamentos em massa. Mas isso prejudica, e muito, a compreensão do fenômeno como ele realmente é!
Não deixa de ser algo realmente espetacular de ser observado e raro, se considerarmos a coincidência de, no ano de 2020, coincidir com um feriado cristão bastante importante. Mas a informação deve ser sempre a mais fidedigna possível. De qualquer forma, incentivamos à todos a apreciar a belíssima Conjunção Planetária na noite de Natal! Céus limpos à todos!!!
Se você gostou do texto e lhe foi elucidativo, compartilhe para que mais pessoas compreendam sobre o que de fato ocorrerá na noite de Natal.
Por Dino César
Fontes: Skynews Astronomia