NASA detectou pela primeira vez um sinal de rádio proveniente de Ganimedes, uma das luas de Júpiter.
De acordo com a NASA, o sinal foi capturado por apenas cinco segundos, enquanto Juno voou a uma velocidade de 50 quilômetros por segundo sobre a região polar de Júpiter, onde as linhas de seu campo magnético se conectam com a lua Ganimedes.
Sinal de rádio de uma Lua de Júpiter?
Um dos funcionários da agência no estado de Utah, Patrick Wiggins, declarou que – apesar de acreditar na existência de vida fora da Terra – o sinal não tem origem alienígena e especificou que “é uma função mais natural”.
Embora se possa acreditar que o sinal seja de origem extraterrestre, esse fenômeno é causado por elétrons que oscilam a uma taxa mais lenta do que giram. Isso faz com que eles amplifiquem as ondas de rádio muito rapidamente, explicou o especialista
Uma sonda da NASA na lua
A sonda Juno foi lançada em 5 de agosto de 2011 e entrou na órbita de Júpiter em 4 de julho de 2016, depois de deixar para trás milhões de quilômetros para estudar a formação e o desenvolvimento do quinto planeta do Sistema Solar.
“Juno vai observar a gravidade e os campos magnéticos de Júpiter, a dinâmica e composição atmosférica e evolução”, indicaram os técnicos da NASA. Por sua vez, a lua Ganimedes é considerada o maior satélite natural de Júpiter e de todo o Sistema Solar. Tem um diâmetro de 5.268 quilômetros.
É também o único que possui campo magnético, sendo composto por um núcleo de ferro recoberto por manto rochoso e gelo, segundo valiosas informações sobre suas propriedades fornecidas pela sonda Pioneer 10, da família Voyager, a sonda Galileo e mais recentemente o motor voador da missão Juno.
Por Vigília |