Não é todo dia que um OVNI é avistado por mais de 23 mil pessoas. Isso aconteceu em 1982 em Campo Grande – MS durante um jogo de futebol entre o time da cidade Operário e o Vasco da Gama.
Resumidamente foi assim, durante um jogo de futebol no estadio Morenão de Campo Grande – MS e ainda no primeiro tempo, apareceu no céu um objeto em forma de charuto, sobrevoou o estádio, acelerou e se perdeu de vista. Tudo isto aconteceu em pouquíssimo tempo. Milhares de torcedores, os jogadores em campo, pessoas de outras cidades e até de países vizinhos viram o mesmo fenômeno. No outro dia o evento era notícia na cidade e pouco depois no Brasil todo.
Há mais de 30 anos, um fenômeno nos céus de Campo Grande assombrou os torcedores que assistiam a Operário-MS e Vasco pelo Campeonato Brasileiro. Estranhas luzes multicoloridas pairaram sobre o estádio Morenão, em uma suposta aparição de óvnis. Até hoje o episódio desperta a curiosidade e divide opiniões. E foi em busca de explicações que um grupo de amigos produziu um documentário para recontar as histórias daquele que se tornou conhecido como ‘o jogo do disco voador’.
Intitulado ‘O que era aquilo?’, o documentário de uma hora de duração traz entrevistas com torcedores, jornalistas, funcionários do Morenão e ex-jogadores que testemunharam aquelas manifestações na noite de 6 de março de 1982. Um ufólogo também dá sua interpretação para o fenômeno. No vídeo, cada um tem a versão para o que viu.
Vejamos o que algumas testemunhas falam sobre os eventos daquele dia:
“-Foi um grande tumulto, muitas pessoas correndo e se empurrando. Logo em seguida, as luzes voltaram, aparecendo em cima das arquibancadas, e sumiram de novo. Foi um grande susto, mas ninguém sabia dizer o que era” – contou o radialista Ramão Cabreira, com 18 anos na época e que estava no estádio.
“-Eu lembro de ter visto um clarão muito forte no campo. Na hora, pensei que fosse um avião passando. Mas, depois, meus familiares, que estavam nas arquibancadas, me disseram que todo mundo falava que era um disco voador. Foi meu primeiro jogo e fui muito bem. Mas não acredito que aquilo (disco) melhorou meu futebol. Eu só creio em Deus – recordou o evangélico e na época jogador do Vasco, Cocada.
Ademar José Gevaerd, ufólogo renomado, tem certeza de que era um disco voador. Até então professor de química, em Maringá, interior do Paraná, ele decidiu abandonar a carreira para se dedicar à ufologia, sua paixão de infância, e se mudou para Campo Grande, aproveitando a repercussão do caso. Naquela noite, segundo ele, outros óvnis (objetos voadores não identificados) foram avistados ao mesmo tempo em São Paulo, Paraná, Argentina, Bolívia e Paraguai.”
Nunca havia acontecido algo parecido no mundo. É um recorde até hoje. Campo Grande é uma intensa área de objetos. Já ouvi centenas de casos. Ir ao supermercado era complicado. Sempre alguém vinha me contar uma história. Cheguei a pesquisar mais de cinco casos por mês, sem contar as histórias que as pessoas relatavam – disse Gevaerd
Confira mais relatos no vídeo abaixo
Um suposto vídeo do ocorrido:
Apesar de algumas pessoas apontarem que este é o vídeo do OVNI que ameaçou descer no estádio morenão em 1982, moradores e outras testemunhas presentes no ocorrido afirmam que este não é o estádio morenão portanto não pode ser confirmado como sendo de fato o vídeo em questão. Porém, ao menos serve para ilustrar o que teria acontecido naquele fatídico dia.
Fontes: etseetc.com | Mell Schmidt | Magnéttico | instigatorium.com
Eu presenciei o do lado de fora do estádio. Na época eu era soldado de primeira classe da Aeronáutica, e estava de férias. Um sábado a noite, se não me engano inicio de março, estávamos andando por um bairro nas proximidades ( Uns 4 km ) do Estádio Morenão e tinha acabado e escurecer, dava para ver as luzes dos refletores acesos. Vimos aquelas luzes daquele objeto não identificado pairando sobre nós, quando de repente e uma velocidade que jamais havia visto por qualquer avião , e sem barulho houve um deslocamento incrível para cima do Estádio Morenão; aquelas luzes pairaram sobre o estádio aproximadamente uns 20 segundos e na mesma velocidade fenomenal sumiram em direção as nuvens deixando um clarão que parecia fundir-se com as mesmas e apagando-se. Nunca mais esqueci essas imagens e lembranças.
Agamenon Alves do Nascimento
Professor Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul
Obrigado pelo seu relato Agamenon! Muito interessante. Isso reforça mais ainda os fatos. Gratidão.
Pessoal mas porque com tanta gente assistindo só uns poucos segundos de gravação???????????????
É… infelizmente naquela foi o único vídeo que conseguimos. Como naquela época os recursos de gravação não eram abundantes como hoje fica muito difícil conseguir esses registros. Mas pelo menos podes ter uma ideia do ocorrido. Até mais. Paz e luz
Em 1984 também..eu morava lá ..e muitas pessoas chegavam apavoradas ..dizendo que o carro não funcionava e viu o OVNI…disseram que ficou a um metro do solo na base aérea…e outros relatos.já vi em Brasília DF…e aqui no Rio de Janeiro já vi alguns. Os OVNIS estão cada dia se aproximando mais da humanidade.
Obrigado pelo comentário Sílvia! Realmente impressionante! Paz e luz
Boa tarde, sou de campo grande ms, agora morando em curitiba existe lá um amigo meu que viu tudo e ate escreveu um livro com outros relatos impressionante.
Que bacana Marly! Obrigado pelo comentário. Qual o nome do seu amigo ou o nome do Livro? Luz e paz.
O meu pai (Ramão Salvador Gonçalves) trabalhava em uma empresa de segurança (Sebival) no período noturno. Nessa ocasião, ele prestava serviço aonde é o horto florestal de Campo Grande. Ele relatou que viu essa luz imensa saindo do sul da cidade e parando sobre a região do estádio. Depois disparou no sentido leste da região e desapareceu como se desligasse uma lâmpada. Era legal ver a empolgação do meu pai descrevendo verbalmente esse acontecimento. “Era diferente. Fortíssima. Emocionante”. Foi gostoso ouvir aquela história em uma manhã de domingo, fora os comentários nos dias seguintes pela cidade.
Bem impressionante o relato!! Obrigado por colaborar!!! Luz e paz!
Olá Glaucir, exatamente dessa forma que aconteceu, um grande claro se formou nas nuvens e apagou repentinamente depois de deixar o Morenão. Abraços.
Eu presenciei. Naquela noite estávamos comemorando a festa de aniversário de meu sobrinho. Morava na Vila Sargento Amaral e o objeto se aproximava lentamente, com uma luz verde. Chamei as pessoas para verem uma luz verde brilhante se aproximando. Em menos de 10 segundos, tinhamos sob nossa cabeça algo inexplicável, parecia um “prédio” de uns 20 andares na horizontal e a uma altitude de 5 mil metros…foi possível observar detalhes da sua fuselagem metálica…ao passar, vi perfeitamente duas aberturas na extremidade com luzes laranjadas, intensas e quanto mais se distanciava, as duas aberturas na verdade eram quatro e as cores mudaram…como tenho habilidades para desenho, consegui, naquela época, registrar o que eu tinha visto. Tenho as matérias dos jornais da época e os desenhos com os detalhes que vi. Se foi um disco voador? não sei… a única certeza é o que vi não era desse mundo. Att. Prof. Dr. Thomaz Lipparelli – Professor Universitário
Exatamente o que eu vi naquela noite…o objeto era muito grande…os detalhes eram bem visíveis!
Olá.
Moro em Campo Grande MS, estava no estádio no dia, tinha 7 para 8 anos de idade…..
Este vídeo não é do Estádio Morenão, definitivamente. As arquibancadas do estádio não são estas que aparecem neste vídeo.
E o OVNI tbm não tinha este formato.
Este contato foi meu primeiro contato no Estádio Morenão que faz eu buscar até hoje e ter contatos
eu estava no estádio nessa noite e não houve nenhum clarão a partida não foi interrompida e muita gente não viu…uma grande estrela que logo foi dividida em três que após sairam em disparada até sumir da nossa visão… somente isso.