A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos anunciou durante a última semana que tem planos para lançar um arsenal de mini-robôs nadadores para vasculhar oceanos em outros planetas e corpos celestes e buscar vida alienígena.
O projeto recebeu o nome de SWIM (sigla em inglês para Sensing With Independent Micro-Swimmers, ou Detecção com Micro Nadadores Independentes, em tradução livre).
“Onde podemos pegar a robótica miniaturizada e aplicá-la de maneiras novas e interessantes para explorar nosso sistema solar?” indagou o engenheiro mecânico da NASA, Ethan Schaler.
“Com um enxame de pequenos robôs nadadores, podemos explorar um volume muito maior de água oceânica e melhorar nossas medições com vários robôs coletando dados na mesma área”, continuou ele.
Os pequenos robôs seriam incorporados em uma sonda para derreter o gelo necessário, perfurando tais camadas espessas em planetas e corpos celestes que seriam possivelmente habitáveis, mas incapazes de sustentar vida, como a lua Europa, de Júpiter, e a Encedalus, de Saturno.
A agência espacial disponibilizou para a iniciativa uma verba de US$ 600 mil, cerca de R$ 3,2 milhões na cotação atual, para analisar a viabilidade e design do projeto. A NASA espera um protótipo impresso em 3D dos robôs durantes os próximos dois anos.