Essa possível descoberta nos chega através de uma imagem captada e divulgada pela NASA, que postou fotos em seu próprio site.
Creio você deve estar olhando para a foto e se sente convicto de que está vendo pequenos arbustos sobre o solo.
Vegetação em Marte? Caso isso se confirmasse implicaria na possibilidade da existência de vida no Planeta Vermelho, ao contrário do que os maiores nomes da ciência espacial nos têm revelado até hoje.
Desde que o Curiosity Rover foi enviado a Marte, as mesmas declarações usadas em demasia foram emitidas diariamente, alegando que Marte é inabitável, mas algumas fotografias realmente nos fazem questionar o quanto de informação chega até o nosso conhecimento. Além disso, nos perguntamos o quanto destas migalhas informativas que nos são lançadas são verdadeiras.
Muitos acreditam que essas fotos de vegetação em Marte são falsas, mas não são. Você pode vê-las no site oficial da NASA se estiver interessado em provar que está errado.
A NASA lançou rapidamente um comunicado no qual afirmam que, afinal, não são árvores, mas os traços naturais deixados pelo Curiosity Rover.
Aparentemente, a combinação entre o calor e o sol com a pressão do veículo espacial que dirige pela areia escura da duna marciana pode fazer com que esses traços se formem atrás dela.
Segundo a NASA Esta imagem se parece muito com bosques crescendo entre as dunas de Marte. Mas, as árvores são uma ilusão de ótica. Na verdade, são faixas escuras de sedimentos no lado a favor do vento das dunas. Elas foram criadas pelo escape de gás do gelo de dióxido de carbono em evaporação abaixo.
O fundo do gelo derrete em vapor e se move em direção a buracos no gelo, carregando sedimentos escuros com ele que são então depositados quando o gás escapa.
Esta imagem foi tirada pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) do Mars Reconnaissance Orbiter da NASA em abril de 2008.
Segundo a HiRISE, são discerníveis nesta imagem, rachaduras poligonais no gelo das dunas (as rachaduras desaparecem quando o gelo desaparece).
Não podemos negar que cientificamente esta explicação faz todo o sentido. Ainda mais se considerarmos alguns critérios simples de análise de imagem como a falta de sombras na “vegetação”, quando olhamos a imagem por tal perspectiva.
Contudo, a imagem realmente impressiona e explicação dos cientistas parece não convence a todos. Isso é importante pois devemos ficar atentos e manter nossas mentes abertas para novas possibilidades.
Especialmente quando falamos sobre Marte, pois as evidências que o planeta vermelho abrigou vida a milhões de anos atrás são muitas. Além disso, as chances de encontrarmos vida em Marte aumentam a cada nova descoberta.