lançando três foguetes de nave estelar todos os dias e criando “muitos empregos” no planeta vermelho.
Em uma série de tweets, Elon Musk revelou novos detalhes sobre seu plano de construir uma cidade de 1 milhão de pessoas em Marte até 2050.
Musk disse que esperava construir 1.000 naves estelares – a nave espacial imponente e totalmente reutilizável que a SpaceX está desenvolvendo no sul do Texas – em 10 anos. São 100 naves estelares por ano.
No final, Musk acrescentou, o objetivo é lançar uma média de três naves por dia e tornar a viagem a Marte disponível para qualquer pessoa.
“Precisa ser tal que qualquer um possa ir se quiser, com empréstimos disponíveis para quem não tem dinheiro”, escreveu Musk .
A nave estelar, se realizada conforme projetada, seria o sistema de lançamento mais poderoso já criado; cada lançamento teria empuxo suficiente para enviar mais de 100 toneladas (cerca de sete ônibus escolares totalmente carregados em massa) e 100 pessoas em órbita ao mesmo tempo.
Musk não especificou exatamente o que os foguetes precisariam carregar para Marte, mas muitos alimentos, água, materiais de construção, ferramentas e sistemas avançados de suporte de vida são fornecidos. Assim, ele estimou que precisaria de uma frota inteira de naves estelares para construir um assentamento permanente .
“Megatons por ano para orbitar são necessários para que a vida se torne multiplanetária”.
tuitou Elon Musk.
No total, 1.000 naves estelares poderiam, hipoteticamente, transportar cerca de 100 megatons de material para Marte; esse é o volume que Musk disse que espera enviar ao planeta vermelho por ano. Com cada navio transportando cerca de 100 passageiros, isso representaria uma migração total de cerca de 100.000 pessoas.
Musk também sugeriu que planejava capitalizar nas breves janelas de tempo que as órbitas da Terra e de Marte se alinham – que ocorrem a cada 25 meses . Isso permite que a espaçonave saia da rotação da Terra e se ponha em uma jornada com pouco combustível em direção a Marte.
Musk disse que aproveitaria essa oportunidade para “carregar a frota de Marte na órbita da Terra” e, em seguida, enviar todos os 1.000 navios em uma trajetória rumo a Marte ao longo dessa janela de 30 dias a cada 26 meses.
Isso parece contradizer um tweet anterior no qual Musk disse que 1.000 naves estelares voariam para Marte a cada ano, em vez de a cada 26 meses. De qualquer forma, a SpaceX tem um longo caminho a percorrer antes de atingir esses objetivos. Musk disse que um novo protótipo de nave espacial pode ser lançado antes do final de março.
“Primeiro vôo está esperançosamente 2 a 3 meses de distância,”
Tuitou Musk em 27 de dezembro de 2020.
O desenvolvimento do protótipo atrasou depois de uma explosão acidental durante um teste de pressurização do tanque de combustível em 20 de novembro, que explodiu o topo do primeiro protótipo de nave espacial de 16 andares da SpaceX.
A empresa poderia construir até 20 protótipos diferentes antes que os engenheiros definissem um projeto “1.0” para transportar cargas e pessoas.
O sistema completo de lançamento de Starship também incluiria um foguete de 22 andares chamado Super Heavy; combinados, a coisa toda teria cerca de 387 pés (118 metros) de altura. Durante o lançamento, uma nave espacial cavalgaria no topo do propulsor, desconectaria depois que o propulsor ficar sem combustível e entraria em órbita.
Ambas as peças estão sendo projetadas para serem totalmente reutilizáveis. Se essa visão se concretizar, Musk estima que o custo de um único lançamento seria de apenas US $ 2 milhões – isso seria centenas de vezes mais barato do que o custo atual de lançar um número
Musk disse em setembro que esperava lançar uma nave espacial em órbita em meados de 2020 e talvez até levar uma pessoa nela antes do final do ano . Gwynne Shotwell, presidente e chefe de operações da SpaceX, disse durante uma teleconferência da NASA que a empresa estava “com o objetivo de ser capaz de lançar a nave espacial na superfície lunar em 2022” e voar o empresário japonês de tecnologia e bilionário Yusaku Maezawa ao redor da lua em 2023.
No entanto, todas essas declarações vieram antes da explosão do protótipo da nave estelar.
A SpaceX também terá que superar vários obstáculos regulamentares e práticos – incluindo a proteção da segurança dos residentes da vila de Boca Chica , que fica a 2 milhas da plataforma de lançamento da SpaceX no Texas – antes que possa lançar qualquer protótipo em órbita.
“Ajudar a pagar por isso é porque estou acumulando ativos na Terra”,
tuitou Musk.
Fontes: businessinsider.com