No dia 11 de novembro de 2014, um helicóptero modelo Airbus Cougar AS-532 da Marinha do Chile estava fazendo um voo diurno de rotina, patrulhando a costa oeste de Santiago, capital do país, em direção ao norte. À bordo da aeronave militar estavam um capitão com larga experiência de voo e um técnico da Marinha, encarregado de testar uma nova câmera FLIR (Forward Looking Infra Red), que é capaz de filmar em infravermelho. No momento da fatídica gravação, o helicóptero se encontrava a 4.500 pés, ou cerca de 1.400 m de altitude, num dia limpo, voando numa velocidade de 244 km/h.
Por volta das 13h52, o técnico que operava a câmera FLIR percebeu que um estranho objeto sobrevoava o oceano. Os dois tripulantes eram capazes de visualizar o óvni a olho nu, e parecia que ele estava na mesma altitude e velocidade do helicóptero da Marinha chilena. De acordo com o relato oficial, o objeto devia estar entre 55 e 65 km de distância da aeronave militar.
Assim que avistou o objeto, o técnico apontou a câmera para ele, mas o óvni só aparecia com nitidez quando filmado em infravermelho. Enquanto isso, o piloto entrou em contato com as equipes de controle de voo de Santiago, para saber se o objeto estava sendo identificado pelos radares. Curiosamente, a resposta foi negativa. Além disso, o capitão da Marinha chilena também tentou, em vão, contatar o óvni por meio do rádio comunicador.
O óvni foi filmado pelo técnico por nove minutos e 20 segundos, na maioria das vezes, usando o sensor infravermelho da câmera FLIR. Nas imagens, as tonalidades de preto, branco e cinza mostram as diferentes temperaturas, e o objeto misterioso se mostrou quente (preto), como uma aeronave qualquer, sendo capaz de liberar calor em seu entorno (tons cinzas). A gravação só foi interrompida porque o helicóptero precisou retornar à base.
Ainda de acordo com a matéria do Huffington Post, no relato oficial, o capitão da Marinha disse que se tratava de um “objeto achatado e longo”, com “duas descargas parecidas com projetores térmicos, localizados de tal forma que não condizem com nenhum eixo de movimento conhecido”.
O que torna ainda mais intrigante a gravação oficial do governo do Chile, divulgada, agora, pelo Cefaa, é a estranha ejeção de gás ou líquido feita pelo objeto. Nos minutos finais do vídeo é possível ver o rastro deixado pelo óvni, e que devia estar com uma temperatura muito elevada, devido à cor preta que exibe na câmera, em infravermelho.
“Não sabemos o que era, mas sabemos o que não poderia ser. E o que não era condiz com uma longa lista de explicações convencionais”, afirma o general Ricardo Bermúdez, diretor do Cefaa, em entrevista para o site americano de notícias.
O Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos do Chile gastou dois anos e oito sessões investigando o estranho incidente militar, mas não conseguiu chegar a uma explicação plausível – todas eram refutadas pela prova em vídeo. “É nossa primeira gravação capturada por uma sofisticada câmera de infravermelho. É a primeira vez que vimos a ejeção de uma substância que condiz com um fenômeno aéreo não identificado. E é a primeira vez que temos um avistamento com nove minutos de duração e duas testemunhas muito relevantes”, comenta Jose Lay, diretor de assuntos internacionais do Cefaa.
Assista abaixo este vídeo impressionante:
Fontes: revistaencontro.com.br |
QUE VERGONHA. DA SE PARA PERCEBER PLENAMENTE, QUE SE TRATA DE UM DRONE . A FUMAÇA PODE SER QUALQUER APARELHO PARA FAZER O EFEITO.
Levaram dois anos pra descobrir que era um ufo da melhor qualidade e você pensa que é um drone? Entre a opiniãpo deles e a tua, desculpe, amigo, fico com um ufo, mesmo que seja daqui.
Concordo com você Carlos. Esse vídeo veio a público porque as autoridades não9 encontraram uma resposta sobre o que poderia ser isso. E para identificar um Drone, não precisa ter um QI maior do que um rato em coma, convenhamos… Imagine só então, toda a equipe de um país, acostumada com tais fenômenos como é o caso do Chile. Paz e luz
Pessoas acreditam em um Deus que nunca foi visto por nenhum humano, mas sentem dificuldade em acreditar que não estamos sós, e mais, estamos sim sendo visitados.
OU EU ESTOU VENDO DEMAIS OU VOCES ESTAO ESTAO PRECIZANDO DE OCULOS. ( VEJAM A FIGURA QUADRO A QUADRO; E VOCES VAO PERCEBER ,O QUE ESTOU FALANDO.
Não conheço nenhum drone que voe a mais de 4.000 pés e que só apareça em infravermelho. Me perdoe mas dizer que é um Drone é uma ofensa para os militares chilenos que tanto investigaram o registro. Paz e luz.
Eu até acredito em OVNIS, só não entendo porque nunca apareceu uma filmagem de uma distância aceitável para identificação.