Em um dos momentos, o piloto comenta que se trata de “um movimento aleatório”. Em outro ele também descreve que a luz “aparece e some, aparece e some, várias vezes durante nosso voo”
Os pilotos da Azul, que seguiam com voo comercial de São Paulo/SP para Porto Alegre/RS, relataram ter avistado uma luz estranha ao passar sobre Santa Catarina, na noite de sábado (22).
O que intriga a aviação é que não possuía outra aeronave nos radares na mesma região.
A conversa do profissional com a torre de controle de tráfego aéreo foi registrada por uma transmissão ao vivo, que capta as comunicações dos setores de controle do espaço aéreo da região, enquanto mostra o movimento no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Assim, como se vê na gravação abaixo, quando o voo 4517 da Azul passava sobre Santa Catarina, por volta das 22h30, a transmissão captou diversos momentos da comunicação dos pilotos reportando o avistamento de uma luz, sendo que nem eles, nem os controladores de tráfego aéreo, possuíam nos radares algum outro avião que correspondesse ao que se via.
Em um dos momentos, o piloto comenta que “não existia um padrão de circuito de tráfego” no movimento da luz, tratando-se de “um movimento aleatório”, e em outro momento, ele também descreve que “aparece e some, aparece e some, várias vezes durante nosso voo”.
Mais tarde, a controladora de tráfego aéreo informa aos pilotos que passaria o número de contato da defesa aérea, para que eles passassem a maior quantidade possível de informações sobre o avistamento. As informações são do site Aeroin, especializados em aviação.
Ouça os principais trechos da conversa entre o piloto e a torre de comunicação. Assista abaixo: