Para chegar a esse número, especialistas adaptaram a já antiga equação de Drake; até o momento a teoria é somente especulativa
36 é o número de civilizações alienígenas que os seres humanos podem contactar, segundo um cálculo feito por cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.
Os especialistas acreditam que isso pode ajudar a entender melhor o futuro da Terra e seu lugar no cosmos. Mas nada ainda foi confirmado e até o momento a teoria é apenas especulativa.
“é extremamente importante e animador porque pela primeira vez nós temos uma estimativa do número de civilizações inteligentes que podemos contactar para descobrir se existe vida no universo — uma questão que está sem ser respondida por milhares de anos”
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o professor de astrofísica e coautor do estudo, Cristopher Conselice, afirmou que
36 civilizações alienígenas podem ser contactadas
Para chegar a esse número, Conselice e seus colegas adaptaram a já antiga equação de Drake. Criada em 1961 pelo astronômo Frank Drake, a equação é conhecida por ser bastante controversa e aponta sete fatores que precisam ser levados em conta para chegar a um número estimado de civilizações inteligentes na galáxia — N = R* x fp x ne x fl x fi x fc x L, sendo que, só para explicar, N seria o número de civilizações contactáveis na Via Láctea e R* seria a taxa de formação de estrelas.
“É mais uma ferramenta para pensar sobre questões do que algo que pode ser efetivamente resolvido“, disse Conselice ao jornal.
Com isso, veio a refinação de Frank Drake com novos dados e usando também o Princípio Copernicano, que afirma que a Terra não está em uma posição central no universo. Conselice também acredita que a vida alienígena teria semelhanças com os humanos e que “não ficaríamos super chocados ao vê-los“.
Se a vida na Terra foi formada entre 4,5 e 5,5 bilhões de anos depois da formação de estrelas, o número provável de civilizações capazes de comunicar entre si é algo entre quatro e 211, sendo que 36 são mais prováveis de ter contato com a Terra, segundo a pesquisa.
Para que a comunicação seja de duas vias, o time de cientistas acredita que a Terra precisaria sobreviver mais outros 6 mil anos.
“As civilizações estão bastante distantes da nossa. A mais próxima, de acordo com nossos cálculos, está a 17 mil anos luz de distância“, disse ele ao The Guardian.
Fontes: iopscience | Exame | The Guardian |
Pingback: Catálogo mostra mais de 700 objetos que podem ter vida extraterrestre